Fortaleza discute a Arte Urbana

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Com o objetivo de fortalecer a identidade cultural cearense, foi lançado oficialmente, na noite de ontem, na Vila das Artes, o Festival Concreto, o 1º Festival Internacional de Arte Urbana em Fortaleza, que acontecerá de 15 a 23 de novembro. Com realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura do Município e apoio da TV Verdes Mares, o evento contará com exposições, oficinas, workshops, seminários, palestras e pinturas murais em grande e média escalas.

Para lançar o próximo evento, além de apresentações musicais, artistas grafitaram parte do muro da Vila das Artes, ontem FOTO: ERIKA FONSECA

O Festival será o primeiro desta categoria a ser realizado na Região Nordeste do Brasil e integrará a cultura urbana de sete países das Américas e Europa, segundo ressaltou seu organizador, Narcélio Grude. "São artistas de renome, maduros, que levantarão a cena local. O Festival visa transformar Fortaleza em um museu a céu aberto e vai servir de inspiração para novos artistas", acrescentou.

Graffiti

Segundo ele, esta primeira edição do evento tem como foco principal a arte do Graffiti, atividade mais praticada por artistas de rua no Ceará, e explica ainda que artistas locais poderão se inscrever pelo site www.festivalconcreto.com.br para participarem do Festival por meio de uma seleção a ser feita no mês de outubro. "As ações serão realizadas de forma simultânea nas seis regionais da Capital e com entrada gratuita", acrescentou.

Ainda durante a programação da noite, que contou com apresentações musicais e demonstrações de grafitagem em muro, foi lançado, também, o catálogo da I Semana do Graffiti de Fortaleza, realizado em abril. "O Graffiti é uma arte urbana que tem uma identificação com a juventude, e Fortaleza tem uma tradição muito forte no Graffiti. A Prefeitura Municipal tem o papel de incentivar esses artistas para que eles consigam expressar sua arte e passem a criar um mercado", destacou o secretário da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, Élcio Batista. 

0 comentários:

Postar um comentário




Teste Teste Teste

Teste Teste Teste



Teste Teste Teste